Projeto Quinta das PICs – Medicina Tradicional Chinesa

Projeto Quinta das PICs – Medicina Tradicional Chinesa

 

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é caracterizada por um sistema médico integral, originado há milhares de anos na china. Ela é fundamentada pela teoria do Yin Yang e pela Teoria dos 5 Elementos ou 5 Movimentos.

Teoria do Yin Yang – divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais opostas entre si e que existem em todos os fenômenos e objetos em relação recíproca no meio natural. “A teoria do Yin Yang considera o mundo como um todo e que esse todo é resultado da unidade contraditória dos dois princípios, o Yin e o Yang”. Os princípios do Yin e Yang estão presentes em todos os aspectos da teoria chinesa explicando a estrutura orgânica do corpo, a causa e evolução das doenças e também como guia para o diagnóstico e tratamento.

Teoria dos 5 Elementos – considera que o universo é formado pelo movimento e transformação dos 5 elementos que são: madeira, fogo, terra, metal e água, sendo que estes se geram e se produzem mutuamente e favorecem seu crescimento, através dos ciclos de geração e controle. A ordem de geração dos 5 elementos é: Madeira que produz Fogo, Fogo que produz a Terra, Terra que produz Metal, Metal produz Água e a Água produz a Madeira, de forma ininterrupta. Já no ciclo de controle, temos a Madeira controlando a Terra que por sua vez controla Água que controla o Fogo, e o Fogo controla o Metal que controla a Madeira, também de forma ininterrupta. A MTC classifica os fenômenos de acordo com sua natureza, função e forma, relacionando-os com um dos 5 elementos. Na figura abaixo temos algumas relações.

Além da Teoria do Yin Yang e dos 5 Elementos, a MTC utiliza da palpação do pulso e da observação da língua como meios de diagnóstico, pois ambos revelam informações importantes a respeito dos Zang Fu e das síndromes energéticas que possam estar presentes em determinado indivíduo.

Entre os recursos terapêuticos utilizados pela MTC podemos citar as práticas corporais como o Lian Gong, Tai Chi Chuan, Chi Gong, e Tui Ná; a Acupuntura; a Eletroacupuntura; a Ventosa; a Moxa; a Auriculoterapia; a Dietoterapia Chinesa e a Fitoterapia Chinesa, sendo muito comum, no tratamento do indivíduo e no autocuidado, a combinação e mais de um desses recursos para conseguir restaurar e manter o equilíbrio energético a fim de tratar, prevenir e promover a saúde.

 

Ficou interessado em saber mais sobre a Medicina Chinesa? Mande-nos uma mensagem.

Semana que vem falaremos sobre os recursos terapêuticos que a MTC utiliza. Se você é terapeuta de alguma das práticas da MTC, envie-nos seu texto. Faça parte você também da QUINTA DAS PICS!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*