Primeira Residência Multiprofissional do Brasil em Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Primeira Residência Multiprofissional do Brasil em Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Sobre qual experiência você quer contar?

No dia 1 de Março de 2016 se deu inicio a primeira Residência Multiprofissional do Brasil em Praticas Integrativas e Complementares a Saúde, iniciativa da Secretária Municipal de Saúde de São Paulo. No total de 15 vagas disponibilizadas 12 foram efetivamente ocupadas e 3 foram para a segunda chamada. Profissionais de diferentes áreas da saúde compõe este quadro: Farmácia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.

O que você gostaria de contar sobre a experiência?

A residência tem duração de dois anos, onde os residentes passarão por vários cenários de práticas, vivenciando a rotina, participando das atividades e realizando cursos de formação, além das aulas teóricas sobre os diferentes temas que o programa nos proporciona como medicina tradicional chinesa, antroposofia e terapia holística.

Essa iniciativa visa além da promoção e prevenção a saúde é um fortalecimento das PICS no sistema único e da equipe multiprofissional acolhendo de forma integral os usuários.

O que você e a sua equipe aprenderam com essa experiência?

Estamos aprendendo diariamente, no meu cenário de prática atual na UBS Bosque da Saúde e CECCO Vila Guarani, temos as mais diversas atividades como Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Xian Gong, Dao Yin, acupuntura, dança circular, homeopatia, meditação e várias oficinas que visam a inclusão social.

Que desafios foram encontrados para o seu desenvolvimento?

As barreiras que os centros de referência em práticas encontram no processo para o encaminhamento dos usuários, a conscientização de outros profissionais de saúde em relação a PICS e problemas estruturais, organizacionais e administrativos desses centros.

O que você mais gostou e o que você não gostou?

Na minha opinião o que eu mais gosto da PICS é a visão de mundo que ela nos proporciona nos tornando pessoas com o constante objetivo de melhorar perante a sociedade e a nós mesmo.

Pensando no que você descreveu sobre a sua experiência, o que mais ainda pode ser feito ?

Maior visibilidade das práticas, mais incentivo financeiro, maior integração multiprofissional, mais reconhecimento do SUS e profissionais qualificados em frente das práticas.

Pra fechar, deixamos um campo aberto onde você pode escrever o que quiser e no formato que quiser. 😉

Eu sei que o nosso caminho não sera fácil por ser algo novo e até mesmo desconhecido, porém devo ressaltar de como fomos bem acolhidas, por pessoas que lutaram ao longo de suas vidas para que a PICS tivessem o reconhecimento da sociedade e ouvir dessas pessoas que foram muitos deles fundadores de Centros de Medicina Tradicional, que nós da residência somos um sonho que se tornou realidade e que daremos continuidade aos seus projetos realmente não tem preço. Obrigada a todos vocês pelo carinho! =)

Estou a disposição para duvidas ou perguntas sobre a residência em PICS!

Fonte: https://novo.atencaobasica.org.br/relato/11107

1 Comentário

  1. Evellyne 4 anos atrás

    Boa tarde. Eu sou terapeuta ocupacional e achei muito interessante essa proposta de uma residência em práticas integrativas e complementares. Gostaria de saber como ocorre e quando ocorre a seleção pra essa residência e se tem previsão pra difundir essa residência em outros Estados.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*