Práticas Integrativas e Complementares do SUS é tema de palestra no Hugo

Práticas Integrativas e Complementares do SUS é tema de palestra no Hugo

Evento integra programação da Semana da Enfermagem, que prossegue até sexta-feira

Nesta quarta-feira, 11 de maio, às 9h45, a presidente da Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas (Abena), Ana Cecília Coelho Melo, ministra a palestra Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde, dentro da programação da Semana de Enfermagem do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Destinada aos colaboradores do Hugo, profissionais de outros hospitais e à comunidade em geral, a palestra tem entrada franca. A realização é da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) em parceria com a Diretoria de Enfermagem.

Por meio da Portaria nº 971/2006, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando que a Organização Mundial da Saúde vem estimulando o uso de práticas terapêuticas naturais aliadas à medicina tradicional. Fitoterapia, acupuntura, homeopatia e termalismo social ou crenoterapia (utilização de água mineral em tratamentos) são algumas destas práticas.

Durante a palestra, a acupunturista falará o que são essas práticas integrativas e complementares; o respaldo legal para execução das práticas na enfermagem e demais categorias profissionais; e como funciona a PNPIC no SUS. “Essas práticas terapêuticas naturais podem ser utilizadas em serviços de urgência e emergência. Isso já acontece em países mais desenvolvidos. Os profissionais de saúde do Hugo terão mais opções de cuidado com os pacientes assistidos aqui”, pontuou.

Palestrante

Ana Cecília Coelho Melo tem 25 anos de experiência em enfermagem, é especialista em Saúdes Pública e da Família, Enfermagem do Trabalho e Acupuntura. Além disso, atua como presidente da Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas (Abena) e divulgadora das práticas integrativas e complementares.

Serviço

Palestra: Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Palestrante: Ana Cecília Coelho Melo, enfermeira e presidente da Abena

Data e horário: 11 de maio (quarta-feira), às 9h45

Local: Auditório do Hospital de Urgências de Goiânia (Av. 31 de Março esq. com Av. 5ª Radial s/nº, Setor Pedro Ludovico)

Informações e inscrições: 3201-4436 – Diretoria de Ensino e Pesquisa

Assessoria de Imprensa do Hugo: 3201-4339 e 3201-4377

Entrada franca

Fonte: Hugo

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*