Parabéns Enfermeiros Acupunturistas!

Parabéns Enfermeiros Acupunturistas!

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa milenar, que promove o equilíbrio do organismo através do estímulo das agulhas usadas pontos específicos do corpo.

Mais do que isso, esse equilíbrio se estende também ao lado emocional, equilibrando assim, pensamentos, sentimentos e emoções. Sendo este, o maior ganho na terapia, proporcionando o bem estar físico e da alma.

A Organização Mundial da Saúde, em 1979, reconhece a prática da acupuntura através de comprovação científica em pesquisa realizada em várias instituições do mundo comprovando a eficácia da acupuntura e demais técnicas chinesas como moxabustão, ventosaterapia, eletro-acupuntura e muitas outras.

O COFEN, através da resolução 326 / 2008 regulamenta a atividade de acupuntura.

No Brasil, em 2006 tivemos o reconhecimento dessas práticas através da portaria 971/MS que trata da PNPIC – Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares no SUS . Com isso abriu-se um leque de oportunidades de estender a toda a população independente da sua condição financeira, o acesso a acupuntura e toda a sua linha complementar de tratamento.

Acesso esse infelizmente travado em muitos estados e municípios pela postura e comportamento egoísta de alguns profissionais de algumas categorias contrários a universalização da acupuntura em função da reserva de mercado. Porém, a luta é intensa e diversas experiências positivas nos motivam a continuar no empenho de trazer a acupuntura para o SUS. Enquanto isso, muitos projetos de diferentes escolas, tem trazido o atendimento à população através dos seus ambulatórios solidários e comunitários tornando a acupuntura mais popular e acessível a todas as camadas sociais.

Na prática da acupuntura, o verdadeiro acupunturista não irá tratar a cefaleia, a bursite ou a gastrite. O verdadeiro acupunturista, independente da sua categoria profissional, sente o pulso do paciente, avalia sua língua e faz um diagnóstico energético, tratando os excessos e deficiências baseados a critérios energéticos e conforme os cinco elementos da natureza.

Parabéns Enfermeiros Acupunturistas!!!

 

Assinado

Ana Cecília Coelho Melo

Presidente da Abena

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*