Edital do Concurso de Artigos Científicos

Edital do Concurso de Artigos Científicos

Será realizado nos dias 12 a 15 de março de 2018 o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, na cidade do Rio de Janeiro. A ABENAH é uma associação que tem um caráter científico e tem buscado apresentar em todas as oportunidades possíveis: seminários, jornadas e congressos referentes às Práticas Integrativas, trabalhos científicos, relatos de experiências e estudos de caso dos nossos associados. Assim poderemos atualizar a categoria e dar maior visibilidade às nossas ações. Sendo assim, convidamos você a participar com trabalhos para o congresso citado acima contando com nossa ajuda através da Comissão Científica.

 

 

 

EDITAL

1º CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMEIROS ACUPUNTURISTAS E ENFERMEIROS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS – ABENAH:

 

  1. OBJETIVOS
  2. Incentivar os estudos e a pesquisa nas áreas de Cuidados de enfermagem, Educação, Medicina Tradicional Chinesa, Práticas Integrativas e Saúde da população, contemplando temas que serão abordados no I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA (CONGREPICS) e no III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA.
  3. Promover a capacitação e aperfeiçoamento dos Enfermeiros acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas.

III. Colaborar para a formação de uma consciência cidadã da população.

  1. Fortalecer e divulgar a ABENAH como associação.

 

  1. CRONOGRAMA

– Inscrições: até 15 de janeiro de 2018.

– Avaliação dos artigos: de 16 a 22 de janeiro de 2018.

– Divulgação dos resultados: 23 de janeiro de 2018.

 

  1. REGULAMENTO

1) Os artigos inscritos devem ser inéditos e que tenha conexão com a temática geral do Congresso” PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA “.

2) Os artigos deverão ser enviados ao endereço eletrônico: abenanacional@gmail.com até as 23h59m do dia 15 de Janeiro de 2018.

3) No corpo do texto do e-mail deverá conter nome completo do autor, categoria (estudante ou profissional), endereço e telefone. Os artigos deverão ser enviados em formato PDF e WORD. Para a categoria estudante, deverá estar em anexo a cópia de documento que comprove a condição de estudante (graduação ou pós – graduação) do autor, e para categoria profissional cópia do comprovante de sua categoria profissional.

4) A comissão científica avaliará os trabalhos observando critérios como: originalidade; relevância; consistente contribuição teórica; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e formatação de acordo com as orientações e normas da ABNT. A revisão linguística e ortográfica é de responsabilidade exclusiva dos autores.

5) Somente serão aceitos um artigo científico por candidato, de forma individual ou em grupo.

6) Trabalhos que não apresentem resultados concretos ou que não apresentem informações que ofereçam subsídios para a sua avaliação não serão aceitos.

7) Os artigos devem ser estruturados de acordo com as seguintes orientações:

  1. O artigo deve ser elaborado, em língua portuguesa, no aplicativo MS Word 97 ou versão superior (padrão DOC ou DOCX);
  2. O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:
  3. a) O título deve ser escrito em português;
  4. b) O resumo e as palavras-chave devem ser elaborados em português e inglês. Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, evitando-se as abreviaturas. O resumo e as palavras chaves em língua inglesa devem ser uma versão fiel do resumo e palavras-chaves em português. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 05 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto e vírgula;
  5. c) A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências:

– A introdução deve conter o problema, a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado, bem como, a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa;

– O desenvolvimento deve expor e analisar as hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado, refletindo criticamente sobre o tema;

– A conclusão deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A simples repetição literal de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada;

– As referências devem relacionar todas as obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002. O (a) autor (a) deve se atentar a incluir fontes atualizadas, exceto aquelas que são consideradas clássicas para o estado da arte.

  1. d) As referências devem ser alinhadas à esquerda;
  2. e) Os anexos são opcionais e devem ser inseridos após as referências;
  3. f) Os espaços utilizados devem ser os seguintes:

– entrelinhas 1,5 linha;

– entre parágrafos 0 pts;

– entre título e texto – uma linha;

– entrelinhas das notas de rodapé 0 pts;

– entrelinhas da citação longa 0 pts;

– entrelinhas de uma mesma referência 6 pts;

– entre uma referência e outra 6 pts;

– entre o texto e a citação longa 6 pts;

– Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;

– Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

  1. g) Os artigos devem se escritos na Fonte Times New Roman, obedecendo aos seguintes tamanhos e formatações:

– Resumo, tamanho 10;

– Texto, tamanho 12;

– Citação longa, tamanho 10;

– Nota de rodapé, tamanho 10;

– Título do artigo, tamanho 14, caixa baixa, negrito;

– Títulos das partes do artigo, tamanho 14, caixa baixa, negrito;

– Subtítulos, tamanho 14, caixa baixa, itálico;

– Sub- subtítulos, tamanho 14, caixa baixa, normal;

– Referências, tamanho 12, com destaque para títulos das obras em negrito.

  1. h) Devem ser adotadas as seguintes margens:

– Esquerda, 3,0 cm;

– Direita, 2,0 cm;

– Superior, 3,0 cm;

– Inferior, 2,0 cm.

  1. i) Os artigos devem ser inéditos, ter de 10 a 20 páginas;
  2. j) As referências das citações diretas ou indiretas devem ser feitas no próprio texto, utilizando o sistema AUTOR, DATA. Ex.: Segundo Paulo Bonavides (2010, p.22) ou após a citação. Ex.: (BONAVIDES, 2010, p.22).

 

  1. PREMIAÇÃO

1) A comissão científica irá premiar (4) quatro trabalhos.

1º LUGAR:

– Submissão e inscrição do trabalho no I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA (CONGREPICS) e o III CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA, que serão realizados no Rio de Janeiro, no período de 12 a 15 de março de 2018

– Isenção do pagamento da taxa de anuidade da ABENAH 2018;

OBS: A ABENAH terá a responsabilidade no envio da submissão do trabalho no site do CONGREPICS, na confecção do pôster (se for o caso) e no acompanhamento do resultado do aceite do trabalho. A inscrição no evento, hospedagem e demais despesas referentes ao evento, serão de total responsabilidade dos autores do trabalho.

2 º LUGAR:

– Publicação do trabalho na página de Produção Científica no site da ABENAH;

– 50% desconto no valor da taxa de anuidade da ABENAH 2018.

3 º e  4 º LUGAR:

– Publicação do trabalho na página de Produção Científica no site da ABENAH;

– 25% desconto no valor da taxa de anuidade da ABENAH 2018.

2) A relação dos trabalhos ganhadores será publicado no site da ABENAH, na data informada no cronograma deste edital.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1) A inscrição do artigo no site da ABENAH implica na aceitação pelo autor ou autores de todas as exigências e disposições deste Edital, acarretando em desclassificação o não cumprimento de quaisquer dos seus dispositivos.

2) Os participantes do Concurso autorizam, automaticamente, a ABENAH, sem ônus, a editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, livros, televisão, rádio e internet, vídeo, ou outro recurso audiovisual, suas imagens e vozes e o conteúdo dos artigos premiados, total ou parcialmente, em qualquer época e a seu critério;

3) Os candidatos são responsáveis pela autoria e conteúdo do trabalho submetido.

4) Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora composta por membros da ABENAH.

 

 

Goiânia, 27 de dezembro de 2017

 

Ana Cecília Coelho Melo
Presidente da ABENAH

Katy C. Cataldo M. Domingues
Presidente da Comissão Científica da ABENAH

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*