Aniversário de 10 anos da Abenah

Aniversário de 10 anos da Abenah

Você conhece a ABENAH? Não? Pois conheça um pouco da história dessa entidade!
Após a Resolução COFEN 326/2008 que regulamenta a acupuntura como especialidade na enfermagem e a crescente demanda de enfermeiros pós-graduados em acupuntura, no dia 21 de agosto de 2009 foi criada a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas-ABENA. Com o passar dos anos e a crescente procura por outra terapias Integrativas, além da acupuntura, pelos enfermeiros viu-se a necessidade de integrar estas outras terapias à Associação, que passou a se chamar Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas-ABENAH.
Foram muitas lutas na justiça para o real reconhecimento da acupuntura como especialidade da enfermagem ao mesmo tempo em que se introduziam outras práticas Integrativas, como Reiki, Florais de Bach à Associação.
Finamente em 2018 o cofen emitiu a RESOLUÇÃO COFEN N° 0585/2018 que estabelece e reconhece a Acupuntura como especialidade e/ou qualificação do profissional de Enfermagem. Foi uma grande vitória para toda a classe e para a Associação! Neste mesmo ano a entidade realizou o Primeiro Encontro Nacional de Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares na Saúde que ocorreu concomitante ao Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF.
O ano de 2019 está sendo marcado por mais grandes conquistas, como a criação das comissões e grupos de trabalho de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS) nos conselhos regionais de enfermagem, o parecer favorável da Prática de Ozonioterapia pelos enfermeiros e a expansão da própria entidade com a abertura de sua primeira regional com sede em Fortaleza-CE, a ABENAH-NE, representando todos os associados da região Nordeste do país. Parabéns ABENAH por todo trabalho social, científico e político pelas PICS na enfermagem! Se você, enfermeiro, ainda não é nosso associado, venha fazer parte desta grande família!

 

Texto da Regional Nordeste em comemoração aos 10 anos da Abenah.

Obrigada André! Obrigada Regional Nordeste!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*